Vogue + Augusto Custodio se unem para trazer soluções de conteúdo para o mercado de Moda & Design


Em uma parceria com a Vogue, o escritório Augusto Custodio anuncia a expansão de suas operações para além do segmento de arquitetura e design. Preservando sua linguagem de exclusividade e sofisticação, o escritório assina a transmissão da nova coleção da Forum (Verão 21 - Horizontes), reconhecidamente uma das marcas mais importantes do universo da moda no Brasil. O projeto, foi veiculado através do Instagram oficial da Vogue (e simultaneamente nas redes da própria Forum) representa o início de uma série de ações para a consolidação de novas soluções de comunicação e interatividade, que se apresentam como alternativas a formatos mais tradicionais de mídia.



Modelos de transmissão como o Live Streaming e Live Shopping permitem que marcas estabeleçam uma relação mais direta e significativa com seu público, comunicando seu produto de forma dinâmica e acessível. Mesmo mercados ligados a ações mais convencionais de mídia e marketing, como o mercado de arquitetura e design, tem progressivamente apostado em plataformas de transmissão ao vivo para o lançamento de produtos e coleções, ações institucionais e posicionamento de mercado.



Um exemplo de sucesso é o lançamento da Coleção Manifesto, inteiramente realizada em pleno cenário de pandemia. O projeto, concebido pelo diretor de Marketing da DellAnno Edson Busin e pelo publicitário Augusto Custodio, constituiu o primeiro lançamento totalmente digital na história da empresa, com ampla repercussão nas principais mídias especializadas do país.


A ação, gravada em total acordo com todas as práticas e protocolos de segurança necessários e recomendados, explorou a nova linha de planejados da empresa de forma extremamente disruptiva e impactante, misturando a beleza do design à sensibilidade da música e da poesia. Incluindo uma tocante apresentação do pianista Rodrigo Soltton e a proclamação de uma homenagem às vítimas do COVID-19 gravada diretamente de Milão, o lançamento representou um evento único e significativo, sem precedentes em nosso mercado.



Apesar dos desafios envolvidos na elaboração da estrutura e narrativa do evento, que também percorreu todo o complexo fabril da marca (localizada em Bento Gonçalves, RS, o maior polo moveleiro do país) entender como distribuir tal conteúdo também foi fundamental para o sucesso do projeto. Com a transmissão simultânea do evento para as contas do Instagram das três maiores mídias especializadas do segmento - CASACOR, Casa Vogue e Casa&Jardim - além do perfil da própria marca na plataforma, a repercussão foi instantânea nas redes sociais. Além de números de acesso e engajamento extremamente significativos, a ação repercutiu com um alcance e agilidade que seriam impossíveis com a realização de um evento físico.



Esse dinamismo e amplitude são os principais fatores de motivação para o desenvolvimento de ações de Live Streaming e Live Shopping dentro do escritório. Preservar esses aspectos são determinantes para garantir o sucesso de estratégias de mídia, ou a transição para novos modelos de comunicação. É uma tendência global, que independe de qualquer segmentação específica. Segundo dados do Business Insider, somente o Instagram registrou um aumento de 70% no uso das lives – tanto para transmissão quanto para consumo.


Já a VidMob , primeira empresa a utilizar inteligência artificial para cruzar os dados que compõem vídeos publicitários e analisar a performance destes nas plataformas digitais, acaba de divulgar o The State of Social Report, um estudo anual que analisa como as pessoas pensam e interagem com mídia no cenário digital. De acordo com o estudo, quase 40% do tempo livre no ambiente digital é gasto assistindo vídeos. Tanto Youtube quanto streaming são os mais consumidos regularmente. Do tempo analisado e em comparação com o estudo anterior, o uso do YouTube aumentou em 20% e o das mídias sociais em 16%.


E apesar do contexto da pandemia do COVID-19, conteúdos de Live Streaming já despontavam anos antes como a nova tendência no consumo de conteúdo, mostrando que o formato apresentará longevidade mesmo depois da normalização de nosso cotidiano. Em março de 2016, o Facebook divulgou que suas lives já geravam três vezes mais engajamento que um vídeo comum. Embora comparativos atuais não tenham sido divulgados pelo Facebook, é possível assumir que esse número já seja bem maior. Outra informação importante divulgada pelo Facebook e publicado pela revista Wired é a enorme quantidade de comentários e interações realizadas em lives em comparação com comentários deixados em vídeos comuns.


A tendência é que o Live Streaming continue crescendo em uma proproção sem precendentes. Segundo dados do YouTube, as buscas por conteúdo ao vivo cresceram 4.900% no Brasil na quarentena. O fenômeno é mundial. Houve um crescimento de 19% nas transmissões ao vivo pelo YouTube no fim de março — média de quase 3,5 bilhões de minutos de conteúdo por dia. De acordo com um estudo da consultoria Forrester e da IBM, a audiência das lives é de dez a 20 vezes maior do que a dos vídeos gravados.


  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Vimeo - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
©Augusto Custodio Produções Cinematográficas LTDA.
Todo o conteúdo do site é de uso exclusivo da marca Augusto CustodioProibido reprodução e utilização sem autorização sob penalidades das leis brasileiras e internacionais.