No Estado da Arte revela a riqueza inigualável da rocha brasileira através do olhar documental

O documentário, com estreia marcada para fevereiro de 2021, busca o potencial artístico da rocha ornamental brasileira, que permeia cada processo de sua produção

Na aparência bruta da rocha, nos padrões que formam sua superfície, uma beleza única. A natureza em uma de suas expressões mais sublimes. Que gradualmente vai sendo moldada, trabalhada para além das formas naturais, tornando-se uma experiência. Um vislumbre de algo maior, de potencial único, nas mãos de quem vê um ambiente, um sofisticado espaço, uma composição. No Estado da Arte é uma produção documental que busca narrar esse processo de metamorfose, da extração à aplicação da rocha, estabelecendo profundas conexões com o universo da arte, do design e da arquitetura.


O documentário é uma produção pensada para o YouTube, percorrendo diversas regiões do Brasil em uma jornada pela valorização e reconhecimento da riqueza da rocha brasileira. Uma história que se inicia nas áreas mais inóspitas do sertão baiano e se extende aos locais mais exclusivos e sofisticados do mundo. Uma beleza bruta que transcende a ideia do produto, nos fascinando pela natureza em sua forma mais primordial.


À primeira vista, a rocha é impossível de ser desbravada ou compreendida, arte sólida que mesmeriza o olhar com a delicadeza de seus padrões. Somente com a sutileza do artesão para domar sua rigidez. É um trabalho minucioso, mas pouco a pouco vão se entendendo suas características, à medida que vai sendo moldada, trabalhada, esculpida. A cada movimento, revela-se uma obra. O material virgem, agora decifrado, torna-se algo mais. Torna-se símbolo, representação sólida da união entre homem e natureza. Surge uma nova forma de beleza. Uma rocha que narra uma história de arte e transformação.

Essa compreensão do valor artístico da rocha é fundamental para os nossos tempos. Compreender toda a jornada que reside na rocha é essencial para entendermos a complexidade dos processos que a tornam possível. É preciso investimento, pesquisa, olhar. Para entender como explorá-las, desenvolvê-las, a funcionalidade necessária para conseguir transformar com primor a rocha bruta em materiais inigualáveis. O seu valor se dá na excelência, na história que habita cada superfície.


Com divulgação exclusiva pela Vogue Brasil e distribuído também através de suas plataformas digitais, o documentário é produzido em parceria com a Pettrus Mineração, precursora na oferta de rochas ornamentais semi-preciosas e superexóticas. Com uma história de mais 20 anos, a Pettrus desbrava um mercado relativamente desconhecido pelo grande público, onde a paixão e qualidade envolvidas em todos seus processos são fundamentais para atingir o Estado da Arte.