ARQ.DOC grava episódio sobre a história da cozinha brasileira na Fazenda Vargem Grande

by

Registrando em suas lentes uma histórica fazenda de café, reimaginada pelo paisagista Roberto Burle Marx, o ARQ.DOC traz para seu terceiro episódio uma cozinha recheada de tradição e afeto.

A Fazenda Vargem Grande é uma antiga fazenda de café com sede datada de 1837. Adquirida em 1973 pelo pai das atuais proprietárias, passou por uma intensa restauração da sede, buscando máxima fidelidade ao projeto original. Construída seguindo o mesmo padrão, novos ambientes foram construídos, conferindo ao todo a mesma beleza e imponência dos tempos áureos do café.

Situada a extremo leste do Estado de São Paulo, na Rodovia dos Tropeiros, e envolta pela Serra da Bocaina, a Fazenda integra o conhecido Vale Histórico, composto pelas cidades de Areias, Arapeí, Bananal, Silveiras, São José do Barreiro e Queluz. Uma área de imensa riqueza histórica, gastronômica, cultural e ecológica.

Atraindo a atenção de turistas de todo o mundo, diversos elementos tornam a Fazenda um destino único. Em projeto de Roberto Burle Marx, o antigo terreiro de café foi transformado em um deslumbrante jardim, contando com diferentes níveis, espelhos d’água e piscinas naturais, se consolidando como uma das obras mais completas do paisagista.

Mas apesar da plasticidade desta composição, outro elemento captou nossos olhares. Situada em uma fascinante dualidade entre a tradição do passado e a modernidade do presente, a cozinha da Vargem Grande é o resgate de um tempo passado. É o entendimento de que uma cozinha precisa ser tão calorosa como seu marcante fogão à lenha, ou tão convidativa quanto sua larga mesa, cuidadosamente posta.

Para o terceiro episódio, realizamos um convite. Uma imersão nesses ambientes de afeto e nas poderosas histórias contidas por suas paredes.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *