Como o conteúdo de vídeo online impacta na jornada do cliente

Atualizado: 20 de Ago de 2019

Os consumidores cada vez mais se deparam com a nova realidade, a mudança em sua jornada de compra principalmente em plataformas online. Mas o que ainda mais surpreende na análise deste processo, é papel crucial do vídeo online, o qual pode ajudar a criar e satisfazer demandas.


Este novo formato de trabalho e campanha é capaz de prender a atenção, levando as pessoas a se inspirarem cada vez mais e ter maior consideração e reconhecimento de marca com o estimulo de ações.


O papel do video online



  • Mais de 90% das pessoas dizem que descobrem novas marcas ou produtos através do YouTube.

  • Mais da metade dos consumidores afirmam que vídeos online os ajudaram a optar por uma marca ou produto específico.

  • Mais de 40% das pessoas em todo o mundo dizem ter já comprado produtos que descobriram por meio de vídeos no YouTube.

Um marketing de sucesso só será possível de acordo com a relação que a empresa estabelece com seu cliente. Mas sempre deve-se ter em mente que o comportamento do consumidor muda de acordo com sua jornada de busca e consumo de um produto, seja ele audiovisual ou não. Com as mudanças de hábito, será necessário que a empresa também passe por mudanças para atender as demandas.


Tenha visão das metas de perfomance da marca


Um conteúdo em vídeo, além de aumentar o reconhecimento de marca, pode facilitar o caminho para a compra. Com o objetivo de aumentar o awareness e adquirir clientes, vídeos online são sempre uma ótima saída.


No entanto é sempre necessário ter escopos que apresentem a marca e expliquem o serviço, visando a alavancar as metas do topo do funil de marketing da empresa. Existem estratégias que permitem adicionar um elemento de resposta direta aos vídeos, usando calls to action que possuem o objetivo de levar os usuários ao site e às páginas de inscrição.


Com base em resultados de marcas que utilizaram desta estratégia, em sua maioria houve um aumento de 25% no conhecimento de marca e de 49% em ad recall. Já em questão de volume de buscas o resultado foi cerca de 10 vezes maior, e as conversões tiveram crescimento de 54%.


Saiba identificar os melhores clientes


Anúncios que envolvem vídeos, estimulam ações que possuem o potencial de colocar sua campanha no caminho certo, mas para que isso ocorra é necessário que o seu publico-alvo seja atingido através de suas intenções.


Muitas empresas buscam por palavras-chaves e perguntas frequentes que se relacionam com seu segmento, e dessa forma optam por criar conteúdos em vídeo que ajudarão a esclarecer dúvidas e deixar seu serviço cada vez mais transparente ao olhar do consumidor.


Com as segmentações de público-alvo baseadas em busca por palavras-chaves de alta relevância, as peças audiovisuais atingem e ajudam as pessoas certas. Essa iniciativa testada por algumas empresas do mercado resultou em 23,4% de aumento em pesquisas de interesse e 93% em volume de buscas.


Vá de encontro ao público

Fonte: Thinking Google

O conteúdo em vídeo sempre será atribuído ao caminho mais atraente quando falamos em questão de clientes. Além disso, sua empresa pode marcar forte presença ao longo desse itinerário.


A plataforma de vídeos, YouTube, disponibiliza a ferramenta de sequência de vídeos, ou seja, a empresa pode criar uma campanha mostrando seu produto em diversos formatos de anúncio, obtendo como resultado o impacto do público em diversos momentos e pontos diferentes de contato. Dessa forma, o produto audiovisual passa a ser a base de engajamento com seus clientes.


A sequencia de vídeos do Youtube permite a inclusão de dois vídeos longos e bumpers de 6 segundos que não podem ser pulados, além de contar com um vídeo do produto como um todo. Essa estratégia audiovisual, ajuda na construção de branding e performance.


Dessa forma, a estratégia usada por algumas empresas, gerou aumento de awareness e ad call com 31,7%. Outro fato comprovado através da estratégia, foi o aumento da taxa de pessoas que visualizaram até o final, com estimativa de 20,8%. Quanto maus customizada estiver sua sequencia, maior será seu engajamento.


Ou seja, todos os meios de campanha que usam o conteúdo audiovisual como seu principal recurso, obtém resultados expressivos de branding e performance. Uma estratégia abrangente como o uso de vídeos, pode ajudar a empresa a entregar, ao mesmo tempo, metas de performance mais imediatas e um brand equity de longo prazo.

27 visualizações
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Vimeo - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
©Augusto Custodio Produções Cinematográficas LTDA.
Todo o conteúdo do site é de uso exclusivo da marca Augusto CustodioProibido reprodução e utilização sem autorização sob penalidades das leis brasileiras e internacionais.